Fan Token é o novo modelo de Sócio Torcedor!

Os Fan Tokens tiveram um boom em 2020, graças as parcerias da Socios.com com diversos clube, mas também com lançamentos de novas plataformas de tokens de fãs.
Fan Token É O Novo Modelo De Sócio Torcedor
Image 38 | Fan Token É O Novo Modelo De Sócio Torcedor! | Fan Tokens

+ O problema

+ A solução

+ Benefícios para fãs e clubes

+ Casos de uso

A ideia de Sócio Torcedor no Brasil já está ultrapassada, onde o sócio se mantém inerte as decisões e o intuito principal é trazer renda para o clube, não é errado, mas não traz engajamento para os fãs do clube.

O autor teve uma experiência não muito boa com o modelo brasileiro de Sócio Torcedor, onde pagava sua mensalidade e recebia muito pouco em troca, apenas descontos em produtos em ingressos.

Alguns clubes ainda saem na frente na questão de engajamento com seu torcedor, o Atlético Mineiro permitiu que sua torcida escolher seu uniforme nº 3, já o tricolor paulista permitiu que sua torcida escolhessem o desenho do seu novo ônibus, por meio do atual modelo de Sócio Torcedor.

SAIBA MAIS: O que é Socios.com?

O modelo atual de Sócio Torcedor conhecido por Fan Tokens (Português, ficha de fã), criado pela Chiliz e Socios.com, trás diversos benefícios e muito engajamento para os fãs de esporte e entretenimento.

Fan Tokens aumentam enormemente a capacidade do clube de se envolver com seu Sócio Torcedor, com os fãs podendo acessar uma ampla gama de benefícios, incluindo o direito de votar em várias decisões do clube a cada temporada, recompensas e experiências VIP (como conhecer atletas e visitar estádios), clube exclusivo e promoções de patrocinadores em jogos, competições e reconhecimento de ‘super-fã’.

Além de poder ganhar com a valorização, o que não é uma certeza, mas uma possibilidade, e isso o modelo atual de Sócio Torcedor não tem.

Sócio Torcedor

LEIA MAIS: O que é Chiliz ($CHZ)

Já o clube ganha, primeiro, com seus fãs participando ativamente no dia do clube, com enquetes, prêmios e experiência VIPs. Segundo, os clubes que lançaram Fan Tokens tiveram um incremento substância em seus caixas mesmo sem seu torcedor nos estádios.

O Trabzonspor, time do futebol turco, disponibilizou 625.000 Fan Tokens $TRA, a um preço fixo de 8 Liras Turcas (R$ 6,02) na venda instantânea, com o token $TRA vendido por ordem de chegada. A venda gerou 5 milhões de Lira Turca (R$ 3.764.828,31), em menos de 5 minutos.

A Oferta Inicial de Fan Token (FTO) Apollon Limassol ($APL) acabou em apenas 6 minutos, gerando cerca de R$ 662.000,00 de receita para a equipe do Chipre.

Casos de uso dos Fan Tokens como Sócio Torcedor

O Apollon FC, clube cipriota da Primeira Divisão, levou o engajamento dos torcedores ao próximo nível hoje, depois de vencer por 6 a 0, o rival Aris Limassol em um amistoso disputado no Estádio Tsirio, com uma escalação escolhida por seus torcedores por meio de votação de torcedores e app de recompensas Socios. com.

Os fãs, que já haviam comprado Fan Tokens $APL, usaram a tecnologia blockchain para votar em uma série de enquetes, primeiro para escolher a formação do time e, em seguida, selecionar os jogadores do ataque.

Cerca de 64,97% dos torcedores escolheram 4–2–3–1 como formação preferida, com Matei, Dinduiny, Larsson e Benschop escolhidos como atacantes.

LEIA MAIS: Milan Token – Primeira votação na Socios.com

Outros exemplos notáveis ​​de engajamento dos torcedores por meio do Socios.com incluem torcedores da Juventus escolhendo a nova música de celebração do gol do clube, bem como decidindo sobre uma edição limitada do icônico logotipo ‘J‘ do clube e o design do primeiro ônibus do time para 2020 / 21 temporadas. 

Os torcedores do FC Barcelona colocaram uma obra de arte exclusiva projetada por um torcedor no centro do camarim do Camp Nou.

Já os torcedores da AS Roma fizeram perguntas diretamente ao técnico Paolo Fonseca em uma coletiva de imprensa ao vivo e os torcedores do PSG escolheram uma mensagem única para a braçadeira de capitão, além de votar em seus prêmios de final de temporada por meio do aplicativo Socios.com.

Caio Dmarília

Blogueiro, estudante de Ciências de Dados e seguidor da Escola Austríaca de Economia. Com passagens por Guia do Bitcoin, É Top Saber Bitcoin, Cointimes (free), Bitcoin Marília e Declarando Bitcoin.

Canal Telegram

Blogueiro, estudante de Ciências de Dados e seguidor da Escola Austríaca de Economia. Com passagens por Guia do Bitcoin, É Top Saber Bitcoin, Cointimes (free), Bitcoin Marília e Declarando Bitcoin.