O boom dos NFTs esportivos

Cartas de beisebol vendidas por milhões e a mania das criptomoedas atinge até os melhores lances da NBA.
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Por: CNBC

A estrela do Dallas Mavericks, Luka Doncic, estabeleceu um recorde em 28 de fevereiro. Mas não foi por suas jogadas na quadra. Em vez disso, seu cartão colecionável autografado de novato na NBA foi vendido por US $ 4,6 milhões, tornando-o o cartão de basquete mais caro já vendido. 

Apenas um mês antes, um cartão do Mickey Mantle de 1952 se tornou o cartão de esportes mais vendido de todos os tempos, com US $ 5,2 milhões.

E não são apenas cartões físicos. Em fevereiro, um clipe de destaque conhecido como um “momento” mostrando uma enterrada de LeBron James foi vendido por mais de $ 200.000 via NBA Top Shot. A plataforma online baseada em blockchain registrou mais de US $ 150 milhões em vendas de clipes de destaques NFT apenas na semana final de fevereiro.

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As cartas esportivas estão crescendo repentinamente, com o retorno dos investimentos em cartas esportivas superando o S&P 500.

A maior parte do mercado de cartões esportivos de aproximadamente US $ 5 bilhões foi vendido em leilões do eBay. Mas agora, uma nova onda de start-ups online e colecionáveis ​​digitais baseados em blockchain pode mudar para sempre a maneira como entusiastas e investidores coletam e vendem figurinhas esportivas.

Os cartões tornam-se digitais

O boom de negociação de cartas esportivas foi oficialmente estendido para o mundo virtual. Há um furor em torno de colecionáveis ​​digitais como os vendidos pela Panini America e plataformas como o NBA Top Shot da Dapper Labs, onde os usuários compram e vendem clipes de vídeo curtos, chamados de “momentos”, apresentando jogadores da NBA.

Os cartões comerciais digitais já existem há vários anos em aplicativos móveis, mas a tecnologia blockchain mudou o jogo, permitindo que as plataformas rastreiem de fato a propriedade de ativos digitais, como NFTs. (NFTs, ou Tokens Não Fungíveis, podem assumir a forma de qualquer coisa, desde uma coleção de esportes até a chamada “arte criptográfica”. Uma animação viral de um gato voador recentemente vendida por US $ 580.000.)

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Mesmo que os momentos à venda no NBA Top Shot apresentem videoclipes que podem ser encontrados online gratuitamente, os colecionadores ainda fazem fila para desembolsar centenas, até milhares, de dólares pelo direito de se gabar de possuir oficialmente um momento de corrida exclusivo ou limitado que é foi licenciado pela Dapper Labs e pelos parceiros da plataforma, pela própria NBA e pela associação de jogadores da liga.

Em 26 de fevereiro, por exemplo, mais de 200.000 colecionadores esperaram em uma fila online pela chance de comprar um dos pouco mais de 10.600 novos pacotes virtuais daqueles momentos Top Shot da NBA no último evento de lançamento do Dapper Labs (cada pacote, que custou US $ 99, continha seis momentos no total).

O conde Mark Cuban está entre os investidores obcecados por NFTs, já que o bilionário possui momentos com dunks de seus próprios jogadores do Dallas Mavericks e recentemente disse que se concentraria em blockchain e NFTs se abrisse um novo negócio hoje.

Caty Tedman, um dos criadores do NBA Top Shot e chefe de marketing e parcerias de equipe para Dapper Labs, disse ao CNBC Make It que tem sido “estimulante” acompanhar a demanda que a plataforma já viu. 

O que os fãs de basquete amam? … É a jogada espetacular que acontece na quadra todas as noites”, diz Tedman.

O Dapper Labs também desenvolveu os principais recursos de cartões comerciais físicos e adicionou elementos digitais como destaques de vídeo, animações e uma ampla gama de estatísticas do jogador.

A quantidade de coisas que podemos colocar em um colecionável é muito maior do que você poderia ter em um [cartão] físico”, diz Tedman.

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A companhia sediada em Vancouver está agora supostamente avaliado em US $ 2 bilhões, e mais de $ 280 milhões de foi gasto na plataforma tiro NBA Top desde que foi lançado on-line em outubro, de acordo com rastreador de dados CryptoSlam.

Não é de surpreender que haja muitos céticos que acreditam que os preços altos e a demanda massiva por momentos Top Shot estão fadados a cair novamente. Até mesmo Cuban acredita que “os preços se estabelecerão” para NFTs como momentos Top Shot com o tempo, mas ele está convencido de que o interesse na tecnologia de blockchain por trás deles é legítimo e não vai a lugar nenhum.

E Tedman observa que o sucesso do Top Shot foi impulsionado por mais do que apenas vendas de seis dígitos, já que a plataforma realizou mais de “meio milhão de transações na faixa de US $ 9”.

Aconteça o que acontecer, o surgimento da plataforma ocorre em um momento em que o mercado geral de cards de esportes teve um grande ressurgimento nos últimos anos.

Acho que o boom dos cartões colecionáveis ​​certamente deu o pontapé inicial”, diz Tedman da Dapper Labs sobre o interesse atual em colecionáveis ​​de esportes digitais.

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Start-ups e investidores migram para a cena

O recente aumento nas vendas de figurinhas esportivas foi inspirado por fãs que procuram novas maneiras de praticar esportes durante a pandemia, bem como nostalgia entre os mais velhos da geração do milênio que colecionaram cartões quando crianças e agora têm dinheiro suficiente para investir em seu hobby, diz Beckett Norton da mídia.

E com bilhões sendo gastos online a cada ano e os cartões batendo recordes, o boom dos cartões colecionáveis ​​inspirou mais investidores e empreendedores a entrar no mercado.

Entre eles está Leore Avidar, 32, um ex-corretor da bolsa que foi colecionador de cartas de esportes na infância.

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A partir de 2016, fiquei com saudades de comprar cartões”, diz Avidar. Especificamente, ele era um grande fã de Kobe Bryant quando criança, então Avidar estava de olho em um cartão específico de novato de Bryant (o Skybox E-X2000 de 1996), que seus pais nunca o deixaram comprar porque vinha em pacotes que custavam US $ 10. Já adulto com um negócio de sucesso, Avidar procurou o cartão.

Kobe Bryant Em 1996
Kobe Bryant em 1996Jennifer Pottheiser | Associação Nacional de Basquete | Getty Images

Quando eu tinha aquela renda disponível, eu pensava, ‘Eu quero comprar’. Eu só queria me sentir como uma criança de novo ”, diz ele. Mesmo que o cartão valesse apenas cerca de US $ 30 na época, Avidar diz, encontrá-lo em um baralho de cartões que comprou no eBay “foi honestamente um dos meus dias mais favoritos de que me lembro”.

O histórico de Avidar como trader assumiu e ele começou a investir em cartas de esportes mais seriamente, realizando “10 a 20 transações por dia” e ele acabou “transformando menos de $ 10.000 em um portfólio multimilionário”, diz ele.

No ano passado, a Avidar lançou uma start-up, chamada Alt, que ele diz que servirá como um mercado para cartões comerciais esportivos, ao mesmo tempo que fornece avaliações em tempo real. 

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Avidar diz que encontrar valores precisos e atualizados para todos os seus cartões foi um grande problema para aumentar sua coleção e seu investimento. Ele frequentemente tinha que vasculhar listas de cartões e vendas anteriores no eBay para tentar ter uma noção de como o mercado avaliava qualquer cartão.

Portanto, Avidar deseja que a Alt torne a compra e venda de cards de esportes tão fácil e transparente quanto investir no mercado de ações. Ele diz que sua plataforma permitirá que os usuários rastreiem todos os seus ativos de cartões comerciais em seu próprio portfólio online, incluindo as flutuações em seu valor. (Eventualmente, ele deseja que Alt inclua outros ativos alternativos além de cartões comerciais, como arte, relógios e tênis.)

Estamos experimentando pessoas como eu, que finalmente têm dinheiro suficiente e temos aquele efeito de nostalgia”, diz Avidar, que deseja que a Alt capitalize o boom de investimentos em colecionáveis ​​em esportes. 

Ele também lançou um fundo de investimento, denominado Alt Fund I, para comprar diversos cartões comerciais e que foi o comprador de um cartão de novato LeBron James de US $ 1,8 milhão (com o emblema de camisa e um autógrafo) e um cartão de novato Giannis Antetokounmpo por US $ 1,81 milhão, duas das maiores vendas de cartões no ano passado. 

E Avidar não está sozinho. Os investidores que estão ansiosos para capitalizar com o mercado em expansão colocaram dinheiro em empresas como a Goldin Auctions, uma casa de leilões online especializada em cartões colecionáveis ​​e outras memorabilia de esportes, que recentemente levantou um investimento de US $ 40 milhões da empresa de investimentos The Chernin Group e de alto perfil investidores como Mark Cuban, o ator Mark Wahlberg e atletas como Kevin Durant, Dwayne Wade e Deshaun Watson. 

Outro mercado de cartões colecionáveis ​​chamado Investacard também atraiu recentemente um investimento não divulgado do investidor e empresário milionário Marcus Lemonis (que hospeda “The Profit” na CNBC). 

Assim como o Alt da Avidar, empresas como Investacard e Goldin Auctions estão apostando que podem explorar o enorme mercado de vendas de cartas esportivas online, muitas das quais ainda existem em sites de mercado mais gerais como o eBay, adaptando seus produtos especificamente para colecionadores de cartões.

Lemonis, que anunciou no Twitter em janeiro que está fazendo parceria com a Investacard, disse ao CNBC Make It que acredita que o mercado de cartas esportivas é promissor porque “permite que as pessoas comecem como novatos e trabalhem para se tornarem operadores especializados”.

E realmente não é diferente de negociar futuros de petróleo ou Bitcoin ou qualquer outra coisa, exceto que você realmente fica animado com isso, começa a seguir esportes [e] pode colocar algo em suas mãos”, diz Lemonis.

Caio Dmarília

Blogueiro, estudante de Ciências de Dados e seguidor da Escola Austríaca de Economia. Com passagens por Guia do Bitcoin, É Top Saber Bitcoin, Cointimes (free), Bitcoin Marília e Declarando Bitcoin.

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