O que faz um fan token valorizar?

Diversos motivos e fatores fazem os fan tokens valorizarem, abaixo vamos elencar os principais fatores que podem fazer o preço dos Fan Tokens subirem.
Termos de Uso e Política de Privacidade | Disparada

INTRODUÇÃO

Fan Tokens são ativos digitais (criptomoeda ou dinheiro digital) emitido em parceria entre entidades esportivas (ex. PSG, Barcelona, UFC) e empresas de tecnologia (Binance, Socios, Bitci, Lunes).

Os fantokens permite que os fãs participem de pesquisas e eventos exclusivos do seu clube ou entidade esportiva; os mais engajados receberão recompensas incríveis, como presença VIP em eventos, encontrar com seus ídolos, materiais autografados, NFTs, recursos de gamificação e muito mais.

LEIA MAIS: Time do Apollon FC escalado pela torcida aplica goleada

Os Fan Tokens são limitados em número e são fungíveis, o que significa que sua propriedade pode ser negociada e seu preço é determinado pelo mercado, portanto, os Fan Tokens também funcionam como criptomoeda. 

Os detentores de Fan Tokens tem a possibilidade de vender seus tokens em corretoras de criptomoedas ou mantê-los em sua carteira digital para obter o direito de interagir nas plataformas de engajamento de fã.

O que faz o preço dos fantokens subirem?

Diversos motivos e fatores fazem os fan tokens valorizarem, abaixo vamos elencar os principais fatores que podem fazer o preço dos Fan Tokens subirem ou caírem.

– Especulação

Esse, para nós é o principal motivo da valorização dos fantokens, pois assim como o mercado de ações segue a lei da oferta e da demanda, os fan tokens flutuam de acordo com a expectativa dos investidores em relação ao preço token.

Nessa condição, os investidores não avaliam os projetos (fantokens), apenas querem ganhar dinheiro com oscilações do ativo, para isso compram e vendem em operações chamadas diárias (chamadas de day trade).

SAIBA MAIS: Valorização de tokens de times de futebol estão dependendo de resultados em campo

– Valorização da ‘marca’ do clube emissor do Fan Token

Como qualquer ativo financeiro, o valor dos fan tokens flutuam de acordo com as expectativas quanto ao futuro do clube emissor/empresa.

Isso significa que, independente do histórico passado do clube, um fantoken se valoriza quando os investidores esperam que o futuro daquela equipe seja melhor. Com espectativas de títulos e contratações, no caso de fan tokens de clubes de futebol.

– Updates da empresa emissora do Fan Token

Assim como as ações da Apple se valorizam ou desvalorizam quando a empresa lança um novo iPhone, com os fantokens não é diferente.

Como explicado na introdução, para um fan token ser criado, precisamos do clube emissor (ex. PSG, Barcelona, UFC) e da empresa de tecnologia Fan Tokens são ativos digitais (criptomoeda ou dinheiro digital) emitido em parceria entre entidades esportivas (ex. PSG, Barcelona, UFC) e empresas de tecnologia (Binance, Socios, Bitci, Lunes). Então, quando essas empresas techs lançam atualizações, os fantokens podem ver seu preço subir ou cair.

– “Emoção

Tanto no mercado financeiro quanto no mundo esportivo a emoção fica a flor da pele quando se envolve dinheiro e futebol, agora imagina juntar essas duas emoções em um único ativo, o fan token.

Via de regra, os fantokens pouco se movimentam com os resultados dentro de campo (no caso de fantokens de times de futebol) do clube emissor do fantoken.

Exceto em ocasiões especiais, como jogos decisivos e finais de campeonato, onde os fan tokens tendem a ter grandes oscilações de preços graças a especuladores que compram e vedem fantokens apostando no êxito ou derrocada daquela equipe.

Canal Telegram

Blogueiro, estudante de Ciências de Dados e seguidor da Escola Austríaca de Economia. Com passagens por Guia do Bitcoin, É Top Saber Bitcoin, Cointimes (free), Bitcoin Marília e Declarando Bitcoin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.