Diferença entre tokens e criptomoedas

Muitos leitores me perguntam qual a diferença entre tokens e criptomoedas, nesse post vamos abordar as principais diferenças entre eles.
Criptomoedas
Binance | Diferença Entre Tokens E Criptomoedas | Fan Tokens
Termos De Uso E Política De Privacidade | Disparada

Os tokens são comumente confundidos com criptomoedas, porém, são diferentes, eles geralmente são criados para serem distribuídos para as pessoas com promessas de valerem algo no futuro.

São ativos digitais que podem ser usados ​​dentro do ecossistema de um determinado projeto, como o token Chiliz (CHZ) que é usado dentre da plataforma Socios.com.

Uma outra diferença também entre tokens e criptomoedas é que os tokens utilizam a blockchain de outra moedas, já as criptomoedas tem a sua própria blockchain.  

CONHEÇA O TOKEN: Socios United Fan Token ($ SSU)

As criptomoedas são moedas descentralizadas ou centralizadas, elas podem ser utilizadas para negociação de compra de bens reais e negociações internacionais.

A primeira criptomoeda criada e mais conhecida é o Bitcoin, mas hoje em dia já existem muitas em circulação.

Ganhar Tokens | Diferença Entre Tokens E Criptomoedas | Fan Tokens

Tipos de tokens existentes?

Já parou pra pensar o que são tokens de utilidade (utility tokens) e tokens de valores mobiliários (security tokens)?

Existem basicamente dois tipos de tokens:

Utility tokens, que são tokens de utilidade, que dão direito ao uso de uma determinada plataforma e equivalem a uma assinatura de rede, basicamente;

Security tokens, que são tokens baseados em valores e títulos, como é o caso das criptomoedas, que têm valor variável baseado em suprimento e demanda.

Os tokens são negociados inicialmente em IPOs (ofertas públicas iniciais) ou ICOs (ofertas iniciais de moeda), especialmente no caso de security tokens. Já no caso dos tokens de utilidade, existe o chamado SAFT (acordo simples de token futuro), que é um contrato entre as partes garantindo participação futura ao investidor como forma de investimento.

Tokens fungíveis e não fungíveis

Ainda dentro do universo dos tokens, há também os tokens fungíveis e não fungíveis. Mas o que são esses tipos de tokens? O que eles significam?

Um valor fungível significa que todos os tokens emitidos em determinada rede são iguais entre si. Para se ter um exemplo claro, é como no caso das ações nas bolsas de valores, em que participações de empresas são emitidas em partes iguais, ou nos tokens de moedas digitais, em que as moedas têm o mesmo valor e “tamanho” entre si.

Já os tokens não fungíveis são tokens baseados em valores únicos, como colecionáveis e obras de arte, populares em jogos como o Cryptokitties.

Os tokens não fungíveis garantem a propriedade única de um bem que pode ser virtual, como no jogo, ou que tenha uma representação no mundo real, como é o caso de obras de arte, que podem ser negociadas em tokens não fungíveis que garantem ao proprietário a propriedade e autenticidade de determinado item.

Por estarem nas blockchains, especialmente na Ethereum, os tokens são públicos e são imutáveis.

Fonte: Cointelegraph

Caio Dmarília

Blogueiro, estudante de Ciências de Dados e seguidor da Escola Austríaca de Economia. Com passagens por Guia do Bitcoin, É Top Saber Bitcoin, Cointimes (free), Bitcoin Marília e Declarando Bitcoin.

Canal Telegram

Blogueiro, estudante de Ciências de Dados e seguidor da Escola Austríaca de Economia. Com passagens por Guia do Bitcoin, É Top Saber Bitcoin, Cointimes (free), Bitcoin Marília e Declarando Bitcoin.