Por que os fan tokens estão ganhando popularidade com a Copa 2022?

Os tokens de torcedor operam em um ecossistema controlado por fãs, onde os usuários podem votar, ganhar recompensas e ter acesso conteúdo exclusivos.
Tokens De Torcedor
Termos De Uso E Política De Privacidade | Disparada

Com a Copa do Mundo da FIFA em andamento, as seleções nacionais estão na vanguarda das notícias esportivas e também estão entrando no jogo dos fan tokens.

Embora os fantokens de futebol nacional ainda estejam em seus estágios iniciais, com apenas quatro (4) seleções participantes da Copa do Mundo tendo fantokens.

Isso não quer dizer que os fantokens de torcedor não existam para clubes de futebol como FC Barcelona, ​​PSG, Manchester City e vários outros clubes. 

LEIA MAIS: Criptomoeda da Argentina sobe 23,84% antes do jogo da sua seleção pela Copa

Isso também faz sentido, pois, afinal, o futebol é um dos esportes mais populares do mundo, e a Crypto.com foi escolhida como patrocinadora oficial desta Copa do Mundo.

Assim, existem quatro fantokens de seleções nacionais no torneio, a saber: $ARG (Argentina), $POR (Portugal), BFT (Brasil), SNFT (Espanha).

Embora apenas a Argentina, das seleções que têm fantokens, tem a chance de ganhar a Copa do Mundo, isso não muda o fato de que os fantokens de fãs estão se tornando cada vez mais populares.

Comprar fantokens pode significa apostar na seleção vencedora?

Investir em fantokens pode significar “apostar” no vencedor da Copa do Mundo à medida que a final do torneio avança. 

Os traders prevêem que, se uma equipe permanecer na competição por um período mais longo, o preço do token também aumentará. Quanto maior o foco na equipe e maior o conhecimento dos fantokens, maior a demanda. E isso aconteceu com o token da Argentina.

LEIA MAIS: Parte 1 | Resultado Influencia? Acompanhe o preço do Fan Token da Seleção Argentina antes e depois do jogo na Copa

Os clubes de futebol são onde os fantokens de torcedores apareceram pela primeira vez, como mencionado anteriormente. 

Grandes nomes como PSG e Juventus têm fantokens de torcedores ativos e bem-sucedidos que podem ser usados ​​para votar em pesquisas do seu clube, obter acesso a conteúdo exclusivo e ganhar recompensas. 

Os entusiastas de criptomoedas já identificaram os tokens de fãs como uma oportunidade lucrativa. Em um mercado em baixa, os fantokens quase parecem um paraíso, combinando a novidade e a diversão das criptomoedas com alguma utilidade real e potencial de crescimento realista.

Ainda mais se lembramos que após a Copa do Mundo, teremos a Copa São Paulo de Futebol Jr., Campeonatos Estaduais, Brasileirão, SudAmericana, Copa do Brasil, Libertadores e Mundial de Clubes.

SAIBA MAIS: Parte 2 | Argentina Fan Token sobe 12% antes do seu primeiro jogo na Copa do Mundo

É importante lembrar que este não é um DAO ou um modelo de acionista, portanto, o fantoken não fornece propriedade, apenas direitos de voto no clube emissor. 

Ainda assim, o fan token é uma maneira popular de mostrar o apoio de alguém ao seu time e, ao mesmo tempo, receber vantagens e recompensas que, de outra forma, não seriam capazes de obter. 

O que é Fan Token?

Fan Tokens são ativos digitais (criptomoeda ou dinheiro digital) emitido em parceria entre entidades esportivas e empresas de tecnologia.

Os fan tokens permitem que os fãs participem de pesquisas e eventos exclusivos do seu clube ou entidade esportiva; os mais engajados receberão recompensas incríveis, como presença VIP em eventos, encontrar com seus ídolos, materiais autografados, NFTs, recursos de gamificação e muito mais.

LEIA MAIS: Como ganhar dinheiro com Fan Tokens?

Os Fan Tokens são limitados em número e são fungíveiso que significa que sua propriedade pode ser negociada e seu preço é determinado pelo mercado

Os detentores de Fan Tokens tem a possibilidade de vender seus tokens em corretoras de criptomoedas ou mantê-los em sua carteira digital para obter o direito de interagir nas plataformas de engajamento de fã.

Caio Dmarília

Blogueiro, estudante de Ciências de Dados e seguidor da Escola Austríaca de Economia. Com passagens por Guia do Bitcoin, É Top Saber Bitcoin, Cointimes (free), Bitcoin Marília e Declarando Bitcoin.

Canal Telegram

Blogueiro, estudante de Ciências de Dados e seguidor da Escola Austríaca de Economia. Com passagens por Guia do Bitcoin, É Top Saber Bitcoin, Cointimes (free), Bitcoin Marília e Declarando Bitcoin.