Perigo dos Fan Tokens licenciados de marcas

Recentemente, tivemos uma queda de mais de 60% no Fan Token da Seleção Brasileira, após um meio de comunicação divulgar um furo de notícias, que supostamente a CBF teria rescindido o contrato com a empresa emissora do seu Fan Token BFT.
Fan Tokens Licenciados
Fan Tokens São Seguros

Os fan tokens licenciados são criptomoedas que são emitidas por times de esportes ou celebridades como uma forma de envolver e recompensar seus fãs, e esses tokens são licenciados por um certo período de tempo (em média de 2 a 5 anos).

Eles podem ser usados para comprar produtos, participar de sorteios ou votar em decisões menos importantes. No entanto, existem alguns riscos associados ao uso de fan tokens licenciados.

SAIBA MAIS: Quais os riscos de investir em fan tokens?

Recentemente, tivemos uma queda de mais de 60% no Fan Token da Seleção Brasileira, após um meio de comunicação divulgar um furo de reportagem, que supostamente a CBF teria rescindido o contrato com a empresa emissora do seu Fan Token BFT.

Em nota, a empresa emissora deu sua posição sobre o caso e a CBF ainda não se pronunciou. Mas o estrago já estava feito; o token da seleção que em meados de setembro chegou a R$ 7,00 hoje é cotado a R$ 0,40; segundo CoinMarketCap.

  1. ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ Perigo dos Fan Tokens licenciados

    Baseado nas informações acima, temos a opinião que esse é o principal perigo dos fan tokens licenciados:

    Um fan token licenciado tem um prazo pré-definido de licenciamento e com a quebra de contrato ou não renovação, esse fan tokens não deixaram de existir, mas podem perder seu valor como o Fan Token da Seleção Brasileira, que caiu mais de 60% após notícia de suposta quebra de contrato.

  2. ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ Qual a solução Fan Tokens licenciados?

    Melhor Resposta: Uma das soluções, é a própria marca emitir seu fan token, isso protegerá o torcedor que adquirir fan tokens, pois a própria marca e dona do ativo, e o contrato não tem como ser quebrado ou rescindido, o que gera mais segurança aos investidores, torcedores e fãs.

    Outra opção, como já escrevemos, é a empresa emissora do fan token da “marca” lançar um Stable Fan Token (fantoken atrelado ao dólar ou euro), com paridade e conversão de 1:1 ou dois tipos de fan tokens, o tradicional instável e o fan token estável para fã e investidores conservadores.
    Isso protegerá o fã que só quer se envolver com seu clube e não, quer se arriscar no mercado volátil das criptomoedas.

Perigo Dos Fan Tokens Licenciados
Fan Token da Seleção Brasileira

Outras preocupações com fan tokens licenciados

Um risco é a volatilidade do mercado de criptomoedas. Os preços das criptomoedas podem flutuar significativamente, e isso pode levar a perdas para os detentores de fan tokens.

Além disso, os fan tokens são geralmente emitidos por empresas ou indivíduos que não têm um histórico comprovado de gestão financeira responsável, o que pode aumentar o risco de falência ou outras formas de incumprimento.

SAIBA MAIS: Fan Tokens são seguros?

Outro risco é o fato de que os fan tokens licenciados podem não ter valor intrínseco. Isso significa que o valor deles é baseado apenas na oferta e na procura e pode ser afetado por fatores externos, como o desempenho do time ou celebridade.

Por fim, é importante lembrar que os fan tokens licenciados são uma forma relativamente nova e emergente de investimento, e como tal, eles podem apresentar riscos adicionais que podem não estar presentes em investimentos mais estabelecidos.

É importante fazer uma pesquisa cuidadosa e entender os riscos antes de investir em qualquer tipo de fan token licenciado.

Caio Dmarília

Blogueiro, estudante de Ciências de Dados e seguidor da Escola Austríaca de Economia. Com passagens por Guia do Bitcoin, É Top Saber Bitcoin, Cointimes (free), Bitcoin Marília e Declarando Bitcoin.

Canal Telegram

Blogueiro, estudante de Ciências de Dados e seguidor da Escola Austríaca de Economia. Com passagens por Guia do Bitcoin, É Top Saber Bitcoin, Cointimes (free), Bitcoin Marília e Declarando Bitcoin.