Nem mesmo a queda do mercado de criptomoedas fez com que a popularização dos NFTs despencasse na mesma proporção pelo mundo, especialmente no Brasil.
A empresa de consultoria Statista divulgou que pelo menos 5 milhões de brasileiros já possuem um NFT ou Fan Token, representando cerca de 2,3% da população e ocupando o segundo lugar no ranking geral. Quase a metade de brasileiros cadastrados na B3, bolsa de valores brasileira.
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O Brasil fica a frente, por exemplo, de grandes potências como Estados Unidos, China, Canadá e Alemanha, e só perde para a Tailândia, com 5,6 milhões de usuários.
Crescimento do mercado de Tokens
Outra tendência de crescimento foi apresentada pela empresa especializada em blockchain Chainalysis, que apontou que somente entre janeiro e abril deste ano, foram movimentados cerca de R$ 144 bilhões com a indústria de NFTs. Levando em conta todo o ano de 2021, os valores chegaram a R$ 192 bilhões.
De acordo com o ranking, o principal motivo para o aumento na adesão dos tokens não fungíveis (NFTs) tem a ver com o crescimento das criptomoedas no universo dos games, especialmente no modelo em que os usuários recebem determinados valores baseados em seus desempenhos. O famoso Play-To-Earn (jogue para ganhar)
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No entanto, também é interessante observar o cenário de forte expansão no mundo corporativo e principalmente dos esportes, quando clubes, atletas e personalidades deste segmento têm usado deste artifício para captar novas receitas e se aproximar dos fãs.
“A criação de um NFT ou o lançamento de um fan token agrega muita experiência ao colecionador. Sabemos que a aproximação do público com o ídolo, neste caso um jogador ou um clube, na maioria das vezes é restrita.”
“Estes ativos garantem essa aproximação de maneira simples, muitas vezes trazendo interações do torcedor com o ídolo, algo que ajuda os fãs a se sentirem ainda mais perto daqueles que admiram – afirma Sylmara Multini, CEO da IDG NFT.” Que lançou nos últimos meses os colecionáveis digitais do atacante Richarlison, do Tottenham, e do ex-jogador Reinaldo, do Atlético-MG.
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Além de Richarlison, outros jogadores lançaram seus tokens não fungíveis. A lista é longa e conta com grandes nomes como Pelé, Messi e Cristiano Ronaldo.
A vantagem da criação de um NFT para os jogadores, além do valor de mercado, é gerar uma aproximação com o fã, entregando uma peça ou obra com autenticidade e originalidade.
Segundo a mesma pesquisa do Statista, as receitas com NFTs devem crescer 439% até 2026, em relação a 2021, isso em todo o mundo.
Fonte: Terra
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