Como está sendo o comportamento do fã de futebol, online.

O que o futebol e a internet têm em comum? Ambos unem pessoas de diferentes pontos de vista, idades e interesses. Hoje, a tecnologia digital permite que os torcedores interajam com o conteúdo de futebol de novas maneiras e as marcas apoiem seu público nos momentos mais emocionantes da partida. Inclusive devido ao interesse dos fãs pelos vídeos online. Contaremos a você o comportamento e os interesses dos torcedores de futebol online, cujo conhecimento ajudará os anunciantes a conquistar esse grande público.
Fã De Futebol

Por: TokenStars

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Em 2014, as consultas sobre o jogador de futebol de Gana, Asamoah Gyana, que se tornou o artilheiro da África na Copa do Mundo, aumentaram 18 vezes durante uma partida. É difícil imaginar tamanho interesse em tempo real sem acesso à Internet.

Os fãs estão cada vez mais escolhendo plataformas online para assistir seu conteúdo favorito em um formato conveniente. De acordo com o Google, hoje, 1 em cada 3 usuários acompanha eventos esportivos online.

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56% preferem assistir a transmissões online de jogos e eventos;

42% preferem notícias esportivas;

– 40% preferem assistir a momentos significativos das partidas.

Os fãs podem encontrar todos os tipos de conteúdo de futebol online, sejam repetições dos melhores gols da temporada ou truques de seus jogadores favoritos.

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Sumário

O conteúdo do vídeo fica no topo

O YouTube ocupa a posição de liderança entre as plataformas de vídeo online. Apesar da crença generalizada de que os vídeos nesta plataforma são assistidos principalmente por adolescentes, a maioria dos espectadores de conteúdo de futebol no YouTube está na faixa etária de 18 a 34 anos. 

Esse público jovem e ativo busca novas formas de interagir com seu esporte preferido que vão além da tradicional exibição de jogos em frente à tela da TV. Eles querem obter mais opiniões, compartilhar emoções durante o jogo e assistir ao futebol em um horário conveniente. Eles nem sempre seguem a programação oficial do torneio, mas assistem a vídeos e jogos de futebol durante o dia, das 13h às 22h.

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Se falamos de sazonalidade, o crescimento do interesse em qualquer grande evento esportivo começa muito antes da abertura oficial dos jogos. Assim, 54% dos espectadores de conteúdo esportivo assistem a vídeos temáticos antes mesmo do início dos eventos esportivos

Os fãs têm alimentado seu interesse pelos campeonatos com meses de antecedência, e assistir a conteúdos de futebol e buscar informações relevantes antes dos jogos de verão está em alta desde março. Na maioria das vezes, o interesse inicial dos fãs está relacionado à localização de datas de torneios e programações de jogos, informações gerais sobre eventos, opções de compra de ingressos e obtenção de uma ID de FAN.

Além disso, o interesse não desaparece imediatamente após o término dos eventos. 61% dos adeptos do futebol procuram imediatamente depois do jogo para obter mais informações ou revisitar momentos memoráveis. O conteúdo popular de futebol pode ser dividido em categorias.

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Os melhores momentos são uma das categorias mais solicitadas. Esses vídeos dão aos fãs a chance de reviver os momentos emocionantes da partida. O pico de popularidade desse conteúdo cai no próprio jogo e pela primeira vez após seu fim. Para apoiar o desejo dos fãs de revisitar os momentos marcantes e decisivos do jogo, os clubes de futebol estão postando uma seleção de destaques do time. Esses vídeos são criados pelos próprios usuários e os formatos mais populares entre eles são “Top 10 Goals”, “Best Free Kicks”, etc.

O futebol há muito deixou de ser “apenas” um jogo. Hoje, os jogadores de futebol são estrelas, tanto quanto atores e músicos. Eles são convidados para eventos sociais, filmados em filmes e perseguidos pelos paparazzi. Portanto, os torcedores modernos seguem com entusiasmo a vida de seus times e jogadores favoritos fora do campo de futebol. 

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Muitos clubes tiveram sucesso postando vídeos exclusivos da vida dos times e das histórias pessoais dos jogadores. Por exemplo, o FC Zenit, um dos maiores canais oficiais de futebol da Rússia pelo número de assinantes, compartilha vídeos de câmeras escondidas, mostra aos torcedores o processo de treinamento e reunião da equipe, e também mantém videoblogs de jogadores individuais.

Vídeos de torcedores sobre notícias e rumores do mundo do futebol liberam a criatividade dos torcedores e permitem que eles expressem sua opinião sobre as táticas do dia de jogo, bem como sobre treinadores e atletas. 

E, finalmente, os fãs de futebol querem saber como seus jogadores favoritos se tornam os melhores e marcam os gols desejados contra seus adversários. Por exemplo, conteúdo educacional sobre técnicas de futebol e fintas.

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Smartphone – A segunda janela do jogo

Além do hábito de assistir a vídeos online, o que mais distingue os fãs digitais? O hábito de não largar o smartphone. 

Hoje, no futebol, como em outras áreas, há uma mudança para o mobile. O acesso móvel à Internet cria interesse em tópicos específicos enquanto assiste a uma partida, especialmente durante as chances de gol. 

Um dispositivo móvel na mão do torcedor permite, sem interromper o jogo intenso, revisar rapidamente um momento agudo, escrever um comentário na rede social sobre o VAR ou encontrar informações de seu interesse. 

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Para os fãs modernos, usar um smartphone enquanto assiste a uma partida não é uma distração, mas uma oportunidade de complementar as emoções do momento e estar sempre por dentro. 

Os anunciantes precisam estar preparados para essa mudança e entender como interagir com os fãs de futebol na tela de um smartphone enquanto sua atenção está voltada para o jogo.

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Conclusão

O conteúdo de vídeo permite que os anunciantes encontrem um terreno comum com fãs ao redor do mundo e que os dispositivos móveis revivam os melhores momentos dos jogos juntos em tempo real. 

Aqui estão algumas dicas sobre como as marcas podem tornar suas campanhas mais atraentes para os fãs de futebol usando dados sobre seus interesses e comportamento online:

O futebol não se trata apenas de eventos icônicos e importantes, como a Liga UEFA e a Copa do Mundo. Estabeleça comunicação com os fãs durante, antes e depois das partidas e campeonatos. Isso pode ser feito criando uma variedade de conteúdo educacional e de entretenimento que apoiará o interesse por esportes enquanto espera pelo jogo.

Vídeos em canais de clubes de futebol e blogueiros obtêm milhões de visualizações. Colaborar com influenciadores, jogadores de futebol e criadores de conteúdo popular trará milhares de usuários leais à sua marca.

Cada novo evento no mundo do futebol se torna mais móvel. Um smartphone para um fã não é uma forma de distrair de um jogo emocionante, mas uma ferramenta para acessar as informações necessárias aqui e agora. Considere isso e você sempre poderá estar perto de seu público nos momentos em que for mais relevante para ela.

O futebol é paixão, paixão e um senso de unidade. Compartilhe a diversão do jogo com seus fãs e dê a eles a chance de se sentirem no meio das coisas, mesmo que estejam assistindo ao jogo em casa no sofá. Isso pode ser feito por meio de campanhas criativas que estendem os momentos de alegria do jogo que você deseja compartilhar com os amigos.

Sobre TokenStars

TokenStars é uma plataforma baseada em blockchain que conecta talentos em ascensão e profissionais de sucesso em esportes e entretenimento com fãs e anunciantes. Os tokens ACE e TEAM da TokenStars fornecem aos fãs oportunidades de interagir com seus atletas e celebridades favoritos, bem como de apoiar suas carreiras. 

Saiba mais: http://tokenstars.com/

Caio Dmarília

Blogueiro, estudante de Ciências de Dados e seguidor da Escola Austríaca de Economia. Com passagens por Guia do Bitcoin, É Top Saber Bitcoin, Cointimes (free), Bitcoin Marília e Declarando Bitcoin.

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