Fan Tokens são eternos, mas seu licenciamento tem data de validade!

A blockchain é uma tecnologia que permite o armazenamento de informações de forma permanente e segura. No entanto, os fan tokens com licenciamento possuem prazo de validade e podem perder seu valor caso haja uma quebra de contrato. Isso foi o que aconteceu com o Fan Token da Seleção Brasileira (BFT), que continuou existindo na blockchain mesmo após a perda de seu valor devido à quebra de contrato.
Licenciamento
Termos De Uso E Política De Privacidade | Disparada

VOCÊ COMPRARIA UM PRODUTO SEM DATA DE VALIDADE PARA SUA FAMÍLIA?

A blockchain é conhecida por ser uma tecnologia que permite a criação de registros imutáveis e permanentes. É por isso que muitas pessoas acreditam (erroneamente) que os tokens baseados em blockchain, como os fan tokens, terão valor para sempre.

No entanto, é importante lembrar que nem todos os fan tokens são criados iguais e alguns têm um prazo de validade devido a acordos de licenciamento de marcas.

SAIBA MAIS: Perigo dos Fan Tokens licenciados de marcas

Um exemplo recente de licenciamento é o caso do Fan Token da Seleção Brasileira (BFT), que foi lançado em parceria com uma plataforma de blockchain. O token permitiria que (em tese) os fãs da Seleção Brasileira tivessem acesso a experiências exclusivas e interagissem com a seleção canarinho por meio da plataforma.

No entanto, após uma suposta quebra de contrato entre a plataforma de blockchain e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o licenciamento do token expirou e o valor do token caiu drasticamente. Uma coisa é o fantoken continuar existindo, outra completamente diferente, é o token continuar tendo valor.

Licenciamento
Licenciamento | Imagem retirada da internet

A blockchain é para sempre, licenciamento não!

O fato de o fan token ainda existir na blockchain não significa que ele tenha valor. O valor de um token está intimamente ligado ao seu licenciamento e ao seu uso em uma determinada plataforma.

Se o licenciamento expirar ou o contrato for rescindido, o token de fã pode se tornar inútil e pode perder todo o seu valor.

Algumas empresas, citam que os clubes emissores dos fantokens podem dar utilidade ao token, primeiro os clubes não têm app, equipes e muito menos estão preparados para isso; mas um erro crasso dessas empresas, e se o clube tomar a frente do projeto, é um cliente a menos no seu porrifólio.

SAIBA MAIS: Quais os riscos de investir em fan tokens?

Embora a tecnologia blockchain possa ser permanente, os acordos de licenciamento que regem muitos tokens são temporários.

É importante que os investidores em fan tokens considerem cuidadosamente os termos do licenciamento antes de investir em um token baseado em blockchain.

Isso garantirá que eles entendam o prazo de validade do fantoken e o que acontecerá com seu valor quando o licenciamento expirar.

LEIA MAIS: O que é Fan Token?

Você pode solicitar com sua empresa emissora de fantokens, segundo o Procon, o prazo de validade dos contratos de licenciamento dos fantokens, embasado no CDC (Código de Defesa do Consumidor), que diz, mais precisamente no:

Art. inciso III do CDCIII – a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem.

DIREITOS DO CONSUMIDOR

“Art. 30. Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.” Link.

Isenção de responsabilidade: O conteúdo deste site não deve ser considerado um conselho de investimento. Investir é especulativo. Ao investir, seu capital está em risco.

Caio Dmarília

Blogueiro, estudante de Ciências de Dados e seguidor da Escola Austríaca de Economia. Com passagens por Guia do Bitcoin, É Top Saber Bitcoin, Cointimes (free), Bitcoin Marília e Declarando Bitcoin.

Canal Telegram

Blogueiro, estudante de Ciências de Dados e seguidor da Escola Austríaca de Economia. Com passagens por Guia do Bitcoin, É Top Saber Bitcoin, Cointimes (free), Bitcoin Marília e Declarando Bitcoin.