Gerente do Atlético Mineiro faz um alerta sobre ‘criptomoedas’ no futebol

A Gerente de Inovação do Clube Atlético Mineiro fez um alerta sobre patrocínios envolvendo o mercado de criptomoedas no futebol.
Atletico Mineiro Fan Token | Gerente Do Atlético Mineiro Faz Um Alerta Sobre 'Criptomoedas' No Futebol | Fan Tokens
Termos De Uso E Política De Privacidade | Disparada

Para Débora Saldanha, Gerente de Inovação do Galo, a construção de comunidades no longo prazo é mais importante que ganhos rápidos, sendo importante construir.

Nos últimos anos, o mundo do futebol tem visto uma aproximação das criptomoedas em várias frentes. Uma delas é o lançamento de fan tokens, que permite aos clubes lançarem ativos digitais para torcedores e captar recursos diretamente com sua base de apoiadores.

SAIBA MAIS: Conheça o Atlético Mineiro Fan Token $GALO

Além disso, o lançamento de tokens de mecanismo de solidariedade foram vistos no Brasil, emitidos por clubes como Vasco, Cruzeiro, Coritiba, entre outros mais.

Em meio ao movimento, clubes e ligas de futebol começaram a receber aportes de empresas ligadas ao mercado de criptomoedas em todo o mundo. Com uma baixa do mercado de moedas digitais, algumas plataformas começam a dar problemas em seus patrocínios.

Sorare Horizontal | Gerente Do Atlético Mineiro Faz Um Alerta Sobre 'Criptomoedas' No Futebol | Fan Tokens

Gerente de Inovação do Atlético Mineiro

Um dos maiores clubes da Série A do Campeonato Brasileiro é o Atlético Mineiro, atual campeão do torneio na edição 2021. E nos últimos anos, este foi um clube que viu muito o tema das criptomoedas como uma realidade em seu processo de inovação e digitalização.

Em 2018, por exemplo, a moeda virtual GaloCoin (GLC) foi apresentada pelo clube, mas não empolgou muito a base de torcedores e teve seu projeto pausado em 2020.

LEIA MAIS: Fan Token é o novo modelo de Sócio Torcedor!

Mas em agosto de 2021, o clube voltou a apresentar seu fan token e a torcida do mostrou força, com o Atlético Mineiro superando o Barcelona na venda do $GALO Fan Token, primeiro clube do Brasil a fazer o movimento.

Após o sucesso da adesão do Atlético Mineiro ao mercado de criptomoedas, o então Gerente de Inovação do Atlético Mineiro, Felipe Ribbe, saiu do clube para trabalhar com a empresa de Fan tokens Socios.com.

Em seu lugar, entrou a Gerente Débora Saldanha, que fez um alerta pelo LinkedIn, nesta sexta-feira (5), sobre o patrocínio no futebol por empresas de criptomoedas, após a Inter de Milão, grande da Itália, ter problemas com uma plataforma do setor.

SAIBA MAIS: Quais times brasileiros têm Fan Token? ATUALIZADO.

Para a Gerente do Atlético Mineiro, clubes de futebol devem tomar cuidado quando patrocínios envolvem o mercado de criptomoedas.

Não é o primeiro caso de clubes da Europa com esta situação. E é o que sempre digo: não adianta querer apenas surfar a onda, tem que ter muita certeza de onde, quando e como surfar… e ter ainda mais cuidado quando envolve patrocínio. Digo mais, na minha visão, este mundo cripto no esporte precisa ser sustentável e não só focado nos seus rendimentos. Cada vez mais sabemos(e vemos) que o que vale e o torna forte é a construção da comunidade pensada a longo prazo. Construir! Não apenas ganhar.”

Gerente De Inovação Do Atlético Mineiro, Débora Saldanha Alertou Sobre Riscos Com Criptomoedas Para Clubes De Futebol
Gerente de Inovação do Atlético Mineiro, Débora Saldanha alertou sobre riscos com criptomoedas para clubes de futebol. Foto: LinkedIn.

Caso Inter de Milão

O patrocínio da Inter de Milão foi feito pela empresa DigitalBits, após a Socios.com deixar de patrocinar o clube italiano, em maio de 2022.

Contudo, a DigitalBits deu um ‘calote na Inter de Milão’ e não pagou o prometido, de acordo com informações da Gazzetta dello Sport.

LEIA MAIS: Conheça o Fan Token ($INTER) da Inter de Milão da Itália

O clube italiano já até removeu a marca de suas comunicações públicas e teve de trocar todos os uniformes que mostravam a empresa de criptomoedas, sendo este um problema sério para o clube e inesperado.

Essa empresa tem uma criptomoeda chamada XDB, que já despencou 36% nos últimos 30 dias, em meio a confusão do patrocínio com a Inter de Milão.

Fonte: Livecoins

Caio Dmarília

Blogueiro, estudante de Ciências de Dados e seguidor da Escola Austríaca de Economia. Com passagens por Guia do Bitcoin, É Top Saber Bitcoin, Cointimes (free), Bitcoin Marília e Declarando Bitcoin.

Canal Telegram

Blogueiro, estudante de Ciências de Dados e seguidor da Escola Austríaca de Economia. Com passagens por Guia do Bitcoin, É Top Saber Bitcoin, Cointimes (free), Bitcoin Marília e Declarando Bitcoin.