NFT, 4 estratégias para usá-lo no relacionamento com seu cliente

Quanto mais a tecnologia blockchain avança, mais oportunidades o varejo tem de se relacionar com os clientes, seja nas lojas físicas ou no e-commerce.
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Uma das tecnologias que podem aproximar comércio e consumidor é o NFT (non-fungible token ou token não fungível), segundo especialistas. Isso porque é considerado um cripto ativo exclusivo, único e insubstituível com certificado digital de autenticidade.

O NFT é um ativo eletrônico que representa um bem, seja ele uma obra de arte, uma música, imóveis ou até ingressos de algum show, por exemplo. Como é uma ferramenta muito flexível, pode ser usada em vários contextos, inclusive no varejo”, explica Luís Fellipe Oliveira, gestor de Inovação e Growth da Sucesso em Vendas.

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De acordo com a empresa de consultoria Statista, pelo menos cinco milhões de brasileiros já possuem um token, representando cerca de 2,3% da população e ocupando o segundo lugar no ranking geral.

A pesquisa do Statista mostra que as receitas com NFTs devem crescer, no mundo todo, 439% até 2026, em relação a 2021. O aumento na adesão dos tokens não fungíveis está relacionado ao crescimento das criptos no universo dos games. Neste modelo, os usuários são recompensados por seu desempenho com NFTs.

Já a Chainalysis, empreendimento especializado em blockchain, apontou que somente entre janeiro e abril deste ano, foram movimentados cerca de R$ 144 bilhões com a indústria de NFTs. Levando em conta todo o ano de 2021, os valores chegaram a R$ 192 bilhões.

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Outro segmento que tem usado a estratégia é o esportivo: clubes, atletas, ex-jogadores e personalidades têm usado deste artifício para captar novas receitas e se aproximar dos fãs.

O lançamento de um fan token agrega muita experiência ao colecionador. Sabemos que a aproximação do público com o ídolo, neste caso um jogador ou um clube, na maioria das vezes é restrita. Estes ativos garantem essa aproximação de maneira simples, muitas vezes trazendo interações do torcedor com o ídolo, algo que ajuda os fãs a se sentirem ainda mais perto daqueles que admiram”, afirma Sylmara Multini, CEO da IDG NFT.

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Além de Richarlison, há tokens não fungíveis de grandes nomes como Pelé, Messi e Cristiano Ronaldo. No comércio, além de aproximar empresa e consumidor, os NFTs agregam valor à marca e oferecem experiências únicas ao cliente.

É uma tendência mundial que já começou a ser aplicada no comércio brasileiro”, destaca Luís Fellipe Oliveira.

Os varejistas podem aproveitar os NFTs de várias maneiras para melhorar o relacionamento com os consumidores. O desafio é transformar clientes em fãs e dar as melhores razões para procurar, colecionar, curtir e discutir seus colecionáveis digitais.

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Gol de Richarlison pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar

4 estratégias para utilizar NFT no relacionamento com o consumidor:

  1. Oferecer exclusividade
    As marcas podem criar comunidades e campanhas para a aquisição de itens exclusivos; ter preferência na compra de produtos em grandes lançamentos; ou ainda acessar a webcasts com audiência limitada ou até uma apresentação ao vivo.
  2. Gerar acesso
    Crie eventos especiais ou áreas VIP, em que o consumidor possa se relacionar e usar os NFTs como “tíquetes de entrada” para novos privilégios. A ideia é usar o NFT para conferir status e participação em um grupo de elite, o que cria buzz de marketing e valor para os membros.
  3. Oferecer exclusividade e autenticidade
    Uma característica importante dos NFTs é a sua exclusividade e autenticidade. Explore esta característica, e lembre o cliente que ele está adquirindo produtos digitais únicos e insubstituíveis com certificado de autenticidade. Aqui o objetivo é trazer algo extra para lembrar aos compradores por que eles gostam ou são fãs de sua marca e produto/serviço.
  4. Melhorar a experiência de consumo
    Com os NFTs, os clientes estarão envolvidos com a marca em diversos canais, melhorando o relacionamento com a clientela, especialmente a mais jovem. Crie um programa de fidelidade, com um sistema de pontos para recompensar os clientes por estenderem seu relacionamento com a marca. A ideia é oferecer incentivos para o engajamento contínuo.

Fonte: Varejo S.A

Caio Dmarília

Blogueiro, estudante de Ciências de Dados e seguidor da Escola Austríaca de Economia. Com passagens por Guia do Bitcoin, É Top Saber Bitcoin, Cointimes (free), Bitcoin Marília e Declarando Bitcoin.

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