Fan Tokens não são só para esportes!

Fan Tokens são ativos digitais (criptomoeda) emitido em parceria entre pessoas jurídicas e empresas de tecnologia.
Casimiro Fan Token | Fan Tokens Não São Só Para Esportes! | Fan Tokens
Termos De Uso E Política De Privacidade | Disparada

Fundada em Malta no ano de 2018, a Socios.com foi a empresa que criou e desenvolveu os primeiros Fan Tokens. A empresa fundada pelo francês Alex Dreyfus, tem parceria com mais de 150 entidades esportivas em todo mundo.

Fan Tokens fornece às entidades esportivas (ou qualquer pessoa jurídica) os recursos para se monetizarem com suas bases de torcedores, enquanto os seus fãs ganham benefícios exclusivos.

Na tradução literal o Fan Token é descrito como “ficha de fã”, ou seja, um ativo que serve como um ‘passe’ que te abre portas e diminui distâncias entre fã e ídolo.

LEIA MAIS: Como ganhar dinheiro com Fan Tokens?

Os fantokens permitem que os fãs participem de pesquisas e eventos exclusivos do seu clube/ídolo; os mais engajados receberão recompensas incríveis, como presença VIP em eventos, encontrar com seus ídolos, materiais autografados, NFTs, recursos de gamificação e muito mais.

Os Fan Tokens são limitados em número e são fungíveis, o que significa que sua propriedade pode ser negociada e seu preço é determinado pelo mercado

Os detentores de Fan Tokens tem a possibilidade de vender seus tokens em corretoras de criptomoedas ou mantê-los em sua carteira digital para obter o direito de interagir nas plataformas de engajamento de fã.

Sorare Horizontal | Fan Tokens Não São Só Para Esportes! | Fan Tokens

Fan Token é para todos!

Assim como Satoshi Nakamoto (pseudônimo do criador do bitcoin) desenvolveu e criou o Bitcoin, outras tecnologias e funções foram adicionadas em cima da base da primeira criptomoeda, com os fantokens não está sendo diferente.

Quatro anos após sua criação, os fantokens que se baseiam em um conceito simples de monetização e engajamento em cima de base de fãs já estabelecidas. Os fantokens ficaram muito popular no mundo esportivo conhecido como um novo modelo de Sócio Torcedor.

SAIBA MAIS: Maratona do Rio de Janeiro vai dar medalhas em NFT a corredores

O que não está errado, mas os fantokens abrange muito mais do que o mundo esportivo e vai além de desconto e mimos.

Mas como citamos acima, os fantokens não se limitam apenas a entidades esportivas, qualquer pessoa por meio de uma pessoa jurídica podem desenvolver e criar um fantoken para sua base de fã.

Anuncie Aqui Pt 1 | Fan Tokens Não São Só Para Esportes! | Fan Tokens

Fan Token de ídolo para seguidor

Recentemente, surgiram novas ofertas de fantokens de artistas, celebridades, torneios esportivos e até um clube de futebol será criado e administrado por proprietários de fan tokens.

A corretora brasileira de criptomoedas Mercado Bitcoin, anunciou que vai criar um clube de futebol real, inscrito na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), cuja gestão será totalmente feita no metaverso via DAO (Organização Autônoma Descentralizada, na sigla em português).

Traduzindo, um clube de futebol real, só que ao invés de ser administrado por Conselheiros e Diretores, sua gestão será descentralizada por proprietários de fantokens do novo clube.

LEIA MAIS: Mercado Bitcoin anuncia o Fan Token Turbo para gestão do seu Clube de Futebol Autônomo (CFA)

Já o surfista Pedro Scooby foi o mais recente atleta a entrar para o mundo dos NFTs, que contém benefícios de fantokens; no NFT mais caro, o comprador terá direito a uma viagem com o surfista.

Saindo um pouco da ceara do mundo esportivo, mas nem tanto, usamos o caso do surfista Pedro Scooby que decidiu usar sua base de fãs e status de celebridades para proporcionar experiências únicas entre fã e ídolo, e ainda rentabilizar sua imagem no mundo digital.

LEIA MAIS: Vasco da Gama comercializará NFTs com ‘benefícios de Fan Tokens’

Como no caso acima, qualquer pessoa que tenha uma base de fãs fieis; atores, cantores, influenciadores digitais, streamers, gamers, youtubers… poderão criar fantokens e vender experiências únicas a pessoas que podem fazer de tudo para um contato mais próximo com seu ídolo.

Imagem: Casimiro

Caio Dmarília

Blogueiro, estudante de Ciências de Dados e seguidor da Escola Austríaca de Economia. Com passagens por Guia do Bitcoin, É Top Saber Bitcoin, Cointimes (free), Bitcoin Marília e Declarando Bitcoin.

Canal Telegram

Blogueiro, estudante de Ciências de Dados e seguidor da Escola Austríaca de Economia. Com passagens por Guia do Bitcoin, É Top Saber Bitcoin, Cointimes (free), Bitcoin Marília e Declarando Bitcoin.