Potencial dos fan tokens é subutilizado!

O potencial da blockchain é ignorado, privando os torcedores e fãs de participarem de votações importantes e até mesmo de contribuir financeiramente para contratações do clube.
Potencial Dos Fan Tokens
Termos De Uso E Política De Privacidade | Futuro Dos Fan Tokens |

Os tokens de torcedores têm se tornado cada vez mais populares entre os fãs de clubes de futebol, mas o potencial dos fan tokens é subutilizado.

Através desses fantokens, os fãs têm acesso a uma série de benefícios, como escolher a cor da faixa de capitão, adquirir bandeirinhas de escanteios, wallpapers exclusivos, além de terem a oportunidade de conhecer pessoalmente os jogadores do clube e até mesmo ganhar “camisas autografadas“. Do resto, é sói XP e Pontos de Fidelidade.

LEIA: Detentores do BAR Fan Token escolheram a braçadeira de capitão do Barça para o clássico

Entretanto, o potencial dos fan tokens, em comparação com o programa de Sócio Torcedor atual, têm sido subutilizados, desperdiçando o verdadeiro potencial da tecnologia blockchain.

A utilização limitada dos fantokens acaba por desvalorizar essa inovadora tecnologia por trás dos ativos digitais. Com a natureza descentralizada da blockchain, esses tokens poderiam ser empregados em votações mais complexas e importantes para o clube.

SAIBA MAIS: Os benefícios e riscos potenciais do investimento em Fan Tokens

Imagine a possibilidade de os torcedores poderem participar ativamente na escolha do presidente da agremiação ou influenciarem diretamente o orçamento destinado a contratações de novos jogadores. Tudo isso, sem a mínima chance de haver manipulação de resultado, graças ao potencial da blockchain.

Isso, sem dúvida, traria uma maior aproximação entre os torcedores e o clube, além de proporcionar um engajamento inédito na história esportiva.

Potencial Dos Fan Tokens

Potencial dos fan tokens e blockchain

Outra aplicação que tem sido subutilizada é a possibilidade de utilizar os fan tokens como uma forma de investimento para o clube.

Os torcedores poderiam “queimar” seus fantokens para contribuir financeiramente com contratações de novos atletas, tornando-se, assim, parte ativa no fortalecimento do elenco do time do coração.

Essa integração entre os torcedores e o desempenho esportivo da equipe seria um diferencial sem precedentes, estreitando os laços e a paixão pelo clube.

LEIA MAIS: CPI dos Fan Tokens: O que temos até agora?

O mercado de fan tokens tem apresentado crescimento exponencial e demonstrado a vontade dos torcedores em participar ativamente dos rumos de seus times, porém, o potencial dos fan tokens ainda não está sendo devidamente explorado.

As experiências bem-sucedidas de detentores de fan tokens do Barcelona, que puderam colocar chuteiras históricas do Romário no museu do clube e até mesmo jogar com lendas do passado no Camp Nou, ilustram como esses ativos digitais podem proporcionar experiências únicas e memoráveis para os fãs.

SAIBA MAIS: DENÚNCIA! Empresas de fan tokens não cumprem o Direito do Consumidor!

Portanto, é fundamental que os clubes e plataformas de fan tokens compreendam o real potencial desses ativos e busquem maneiras de torná-los mais atrativos e interativos para seus torcedores.

Afinal, a subutilização do potencial dos fan tokens é uma perda não apenas para os fãs, mas também para a evolução do próprio universo esportivo e da tecnologia blockchain.

O futuro do futebol e da interação com os torcedores está nas mãos desses pequenos tokens digitais, sendo preciso agir para que seu valor seja plenamente explorado.

Caio Dmarília

Blogueiro, estudante de Ciências de Dados e seguidor da Escola Austríaca de Economia. Com passagens por Guia do Bitcoin, É Top Saber Bitcoin, Cointimes (free), Bitcoin Marília e Declarando Bitcoin.

Canal Telegram

Blogueiro, estudante de Ciências de Dados e seguidor da Escola Austríaca de Economia. Com passagens por Guia do Bitcoin, É Top Saber Bitcoin, Cointimes (free), Bitcoin Marília e Declarando Bitcoin.