Token da Fórmula1 – Por que escuderias vão lançar Fan Tokens?

Socios.com, desenvolvedora dos Fan Tokens, está preste a abalar o automobilismo mundial com o lançamento de um token de uma equipe da F1.
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Via: Motorsport Foto: F1

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A ausência de espectadores nas corridas da Fórmula1 restringiu os níveis de engajamento dos fãs, enquanto a falta de vendas de ingressos impactou as receitas da F1, com as taxas de hospedagem sendo praticamente eliminadas.

Mas, embora as corridas de Grande Prêmio tenham se recuperado ao se preparar para um calendário completo de 23 corridas este ano, os proprietários da Liberty Media e as equipes da F1 ainda estão se preparando para alguns momentos difíceis antes que os níveis de renda voltem ao normal.

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Outros esportes enfrentaram desafios semelhantes, e isso levou alguns a pensar fora da caixa e buscar novas fontes de receita – bem como maneiras melhores de interagir com os fãs.

Uma das maneiras mais exclusivas de cumprir esses requisitos aconteceu no futebol, com vários clubes importantes adotando tokens de torcedor (Fan Tokens) digitais para ajudar a gerar renda e aumentar o envolvimento dos torcedores.

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Sumário

Tokenização Esportiva

Os Fan Tokens foram adotados por alguns grandes clubes da Europa – incluindo Barcelona ($BAR), ​​Paris Saint-Germain ($PSG), Roma ($ASR) e Atlético de Madrid ($ATM) – que ajudaram a levantar milhões de dólares ao longo do caminho.

E, além de os fãs poderem comprar e negociar (e ganhar dinheiro com) com os tokens de torcedor nas corretoras de criptomoedas, eles abriram a porta para o envolvimento direto por meio de votações oficiais para detentores de tokens em algumas decisões do clube.

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O Barcelona, ​​por exemplo, realizou uma votação sobre a escolha da arte motivacional que seria usada no vestiário do Camp Nou, enquanto a Juventus permitiu que os torcedores escolhessem a música de celebração que seria tocada sempre que o time marcasse.

Outros clubes deram recompensas aos torcedores que detêm tokens – como poder participar de videoconferências com os principais funcionários ou ter recortes de papelão erguidos em estádios que ainda estão bloqueados para torcedores por causa do COVID-19..

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O conceito de Alex Dreyfus – CEO da Socios.com

A ideia por trás do conceito de tokens de torcedor é de Alex Dreyfus, CEO da plataforma Socios.com, onde os fãs podem comprar os tokens e votar nas decisões do clube.

Começamos com times de futebol, depois passamos para esportes, críquete e UFC – e agora estamos indo para a Fórmula 1”, revela ao Motorsport.com.

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Dreyfus espera confirmar um acordo com pelo menos uma equipe da F1 nos estágios iniciais deste ano, e isso pode abrir a porta para outras o seguirem.

O lançamento de um token não apenas aumentará o fluxo de receita para a equipe de F1 envolvida, mas também atuará como um trampolim para um novo nível de inovação e envolvimento dos fãs no futuro.

Embora os fãs escolherem um piloto sejam improvável, por que não deixá-los ter uma palavra a dizer sobre a pintura do carro, ou o desgaste da equipe – ou quais capacetes escolher para certas corridas?

Se a equipe quer inovar, toda semana eles vão fazer pesquisas e enquetes, vão ter experiências VIP. Posso ver as novas oportunidades ”, diz Dreyfus. 

“Estou muito confiante de que pode ter muito sucesso.”

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A confiança em trabalhar com equipes da F1 vem da Socios.com ter percorrido um grande caminho com outras gigantes mundiais. Ele (Alex) perguntou aos atuais proprietários de tokens na área ‘Vestiário’ (Locker Room) de seu app de votação se os fãs estariam interessados ​​em apoiar um projeto de equipe da F1 não identificado. A resposta foi um esmagadora SIM!

Dreyfus acrescenta:

No vestiário, que é essa ideia maluca que tínhamos de dar dinheiro cegamente a um time, mesmo que você não saiba de que time é, acabamos tendo dois milhões e meio de dólares prometidos. Isso nos ajudou muito a entender.”

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Modelo de Negócio

O modelo de negócios para tokens de fãs é bastante simples. As equipes recebem uma comissão de porcentagem de cada token vendido, mais uma parcela das taxas de negociação geradas a partir da compra e venda dos tokens em grandes bolsas como Binance, Mercado Bitcoin ou com a plataforma de de compra e venda de tokens esportivos, Chiliz.net.

Em 2020, como empresa, vendemos mais de $ 30 milhões em tokens para todos os nossos parceiros”, explicou Dreyfus. “E porque mais ou menos estávamos em uma base 50/50, isso significa que os clubes geraram mais de $ 15 milhões no total.”

Existem alguns clubes que receberam mais de $ 5 milhões cada, o que, no mundo COVID-19, é um bom dinheiro fresco e muito bem-vindo para eles.”

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Mas a chave para a ideia do token de fã não é a geração de receita. No centro disso está uma maneira melhor de interagir com os fãs, que vai muito além de uma simples votação no Twitter ou Facebook.

Não é uma ação da empresa. Gosto de chamar de compartilhamento de influência, o que significa que é a próxima geração de interação entre torcedor e clube”, diz Dreyfus.

Por possuir este símbolo de equipe, é meu, eu o possuo. Posso ter um ou posso ter 2.000 e, desde que seja meu, posso votar e participar de algumas decisões do clube”.

Dreyfus explica que a escolha da tecnologia blockchain (onde blocos de informações são armazenados em uma rede de computadores ao redor do mundo sem a necessidade de um grupo centralizado controlando-os) foi um componente essencial do plano de Fan Tokens.

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Decidimos usar o blockchain por dois motivos. Uma é porque estávamos criando um ativo digital, então você tem que provar a escassez – e esportes são tudo sobre escassez.”

Quando você olha para isso, o esporte é exclusividade. A quantidade de ingressos é limitada. A quantidade de pessoas é limitada e todos querem fazer parte dela. Portanto, criar uma certa quantidade de tokens por equipe para criar escassez nos próximos cinco a sete anos, faz sentido.

E então, como torcedor, por possuir isso e poder votar em algumas decisões do clube, queríamos também garantir integridade e justiça. É por isso que toda a votação ocorre no blockchain. Ninguém pode enganar isso.”

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Embora o lançamento de tokens de torcedor no futebol tenha sido um sucesso e seja um bom presságio para a F1, isso não quer dizer que tenha sido um caminho fácil para chegar lá.

Talvez um dos maiores obstáculos que ainda precisam ser superados seja um ceticismo geral em relação às criptomoedas do público em geral, com as notícias da corrente principal do cripto, Bitcoin, muitas vezes focando apenas nos pontos negativos.

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Aprendizado Cripto

Dreyfus diz que os fãs geralmente caem em dois campos quando as ofertas simbólicas (FTO) aparecem. Ou eles não gostam de criptomoerdas ou adoram a oportunidade que isso lhes dá de se aproximarem de seu time favorito.

Meu trabalho é educar as pessoas para entender o que queremos tentar alcançar, e isso às vezes é difícil porque existe esse componente contaminado da criptografia”, diz ele.

Eles dizem, ‘oh, é criptográfico, é sujo, é ruim.’ Portanto, temos que educá-los.”

Não pretendemos ser Bitcoin. Não queremos mudar o mundo ou o setor financeiro. Esse não é o meu trabalho. Meu trabalho é tentar usar blockchain e crypto para monetizar e envolver a base de fãs. É isso aí.

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E os fãs eram os mesmos. Houve: ‘Oh, isso é uma farsa. Eu não vou colocar $ 20 nisso. Isso deve ser uma farsa. Oh, meu clube está trabalhando para fazer um golpe. Isso é inaceitável.'”

Mas então tem o outro cara que diz, ‘Oh, isso é tão legal. Posso votar na música do estádio? Uau, eu nunca fiz isso antes. Você já me perguntou algo no Twitter e no Facebook, mas apenas como alguém. Agora eu como fã, sou reconhecido e ouvido. Isso não tem preço.’ Portanto, precisamos equilibrar essas visões.”

Com a Covid não indo a lugar nenhum em breve e as indústrias em todo o mundo tendo que mudar seus modelos de negócios como resultado, a Dreyfus vê um futuro brilhante para tokens em todos os esportes, incluindo F1. E ele acha que pode servir para os times envolvidos tanto quanto para os fãs.

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Meu pressentimento é que as equipes realmente terão que se converter em um produto de entretenimento e um produto de consumo”, diz ele.

Isso significa tentar gerar receita com os consumidores. e não mais exclusivamente dos direitos de transmissão e patrocinadores, que provavelmente são 80% dos negócios deles agora.”

Se, em cinco anos, esse fluxo diminuir significativamente, isso acabará com seus negócios. Isso volta ao componente central de que as equipes têm consumidores, fãs e pessoas que gostam do que fazem, mas como podem monetizá-los?

Não tenho a resposta completa. Mas o que temos é apenas uma resposta. Haverá muitos outros. E é isso que estamos tentando empurrar.”

Caio Dmarília

Blogueiro, estudante de Ciências de Dados e seguidor da Escola Austríaca de Economia. Com passagens por Guia do Bitcoin, É Top Saber Bitcoin, Cointimes (free), Bitcoin Marília e Declarando Bitcoin.

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